PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA TRIBUTÁRIA

CONSTITUIÇÃO FEDERAL - Art.150, § 5º - A lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços.

sábado, 14 de maio de 2011

A DESVALORIZAÇÃO JÁ AFETA A PERSPECTIVA DA INFLAÇÃO


- OPINIÃO, O Estado de S.Paulo - 14/05/2011

Na luta contra a inflação, o governo pode ter de enfrentar um outro fator de alta dos preços: a desvalorização do real ante o dólar e outras moedas. É que os itens importados que entram na produção industrial podem acarretar alta não desprezível dos preços, sem compensação, como está ocorrendo com a elevação do preço das commodities.

Estamos assistindo a uma desvalorização da moeda nacional, nas últimas semanas, que tem sua fonte em dois fatores principais, aliás interligados: a volta das commodities a um nível mais normal de preços; e a percepção de adoção, pela China, de uma política de desaceleração da sua economia que se deverá traduzir numa redução da demanda da sua indústria por matérias-primas como o minério de ferro, que exportamos para aquela região, o que resultará em possível queda de nossas exportações para um mercado que se tornou essencial para nós.

Nesses últimos anos, diversas empresas industriais brasileiras, diante da facilidade de importar componentes, optaram por montagem, fecharam linhas de produção e dificilmente terão capacidade de voltar a produzir em instalações que se tornaram obsoletas e que exigiriam vultosos investimentos para ser reativadas.

No mesmo dia em que estamos escrevendo este comentário, o preço do dólar já aumentou 1,35% e o mercado futuro, para julho de 2012, mostra um aumento de 7,7% em relação ao preço à vista.

É preciso que as autoridades econômicas se mostrem preparadas para enfrentar uma eventual desvalorização do real - que um retorno à normalidade econômica, nos países do Primeiro Mundo, pode favorecer mais cedo do que se imagina.

Num artigo publicado ontem no jornal Valor, de autoria de dois economistas, José Luis Oreiro e Nelson Marconi, o ponto de partida é a hipótese de que o real se encontra sobrevalorizado em torno de 30% e os autores examinam as possibilidades de duas políticas: uma delas seria a desvalorização administrada pelas autoridades monetárias e, na outra, o ajuste seria feito pelo mercado. Eles não escondem a sua nítida preferência por uma desvalorização administrada, pois, partindo de um modelo econométrico, chegam à conclusão de que uma desvalorização de 30% imposta pelo mercado teria como consequência uma queda de 6,5% do salário real.

Não acreditamos que uma desvalorização dessa ordem se realize da noite para o dia, mas nos parece que a equipe econômica já deveria pensar em como poderia enfrentar uma desvalorização que já está tendo algum efeito sobre a inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário