PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA TRIBUTÁRIA

CONSTITUIÇÃO FEDERAL - Art.150, § 5º - A lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços.

sábado, 7 de dezembro de 2013

GASOLINA ABASTECE INFLAÇÃO

ZERO HORA 07 de dezembro de 2013 | N° 17637

ALTA ANTECIPADA

Reajuste da Petrobras ainda não aparece no IPCA, mas alguns postos já haviam elevado o combustível



Antes mesmo do reajuste da gasolina nas refinarias da Petrobras, o preço do combustível nas bombas dos postos já subiu 0,63% em novembro, depois de ter ficado praticamente estável em outubro. Mesmo assim, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, interrompeu uma sequência de aceleração e avançou 0,54% no mês passado, abaixo do percentual de 0,57% de outubro, favorecido pela freada dos alimentos.

Para a coordenadora de índices de preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina Nunes dos Santos, alguns revendedores se anteciparam diante da expectativa de aumento e da indefinição quanto à data da confirmação.

A expectativa de especialistas é de maior pressão dos combustíveis sobre o IPCA neste mês. A alta de 4% da gasolina e de 8% do diesel vendidos pelas refinarias da Petrobras desde o sábado passado deve ter impacto de 0,1 ponto percentual no índice de inflação de dezembro, cujas projeções indicam para taxa entre 0,6% e 0,7%.

O resultado de novembro após três meses de taxas em elevação em relação ao período anterior foi possível graças a alta mais branda dos preços dos alimentos – 0,56% ante 1,03% em outubro, de acordo com os dados divulgados ontem pelo IBGE. Também tiveram variação menor os itens de artigos para residência (0,38%) e vestuário (0,85%). Grupos de maior peso ao lado dos alimentos, transportes (0,36%) e habitação (0,69%) aceleraram.

Os aumentos de alimentos estão ligados à alta do preço do trigo no mercado e ao câmbio, que ampliou os custo de importação do cereal. Nessa lista, além do macarrão, estão as altas do pão francês (1,05%), farinha de trigo (1,67%) e café da manhã fora de casa (1,24%).

Consultoria vai rever projeções para baixo

Com o resultado do mês passado, a inflação acumulada em 12 meses também perdeu força e ficou em 5,77% – em outubro estava em 5,84%. É a menor taxa neste ano, ainda acima do centro da meta do governo (4,5%), mas abaixo do teto de 6,5%. O IPCA caminha para fechar 2013 em patamar semelhante ao de 2012, quando o índice foi de 5,84%.

Para Alessandra Ribeiro, a economista da consultoria Tendências, a queda no preço dos alimentos em novembro foi uma surpresa e deve impactar nas estimativas para dezembro e para o ano.

– Ainda estamos com a projeção de 0,76% para dezembro e de 5,8% para o acumulado deste ano, mas devemos dar uma lapidada para baixo nas projeções – afirma Alessandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário