PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA TRIBUTÁRIA

CONSTITUIÇÃO FEDERAL - Art.150, § 5º - A lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços.

quarta-feira, 30 de março de 2011

GOLPE ESTATAL - MAIS ÁLCOOL NA GASOLINA


MISTURADO À GASOLINA. Álcool anidro sobe 24% em uma semana - ZERO HORA 30/03/2011

Apesar de ter o preço fortemente pressionado, a Petrobras informou que não deve aumentar a gasolina em razão da alta do petróleo no mercado internacional e da importação do combustível. A garantia foi dada ontem pelo diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa. Na tentativa de conter o repasse, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) emitiu resolução que permite acrescentar até 1% de água ao anidro – antes, era 0,4%. Isso possibilita a importação do combustível, já que outros países trabalham com a adição de 1% de água, e evita o desabastecimento ou aumento excessivo dos preços.

O álcool anidro, que faz parte da mistura da gasolina, entretanto, teve o maior aumento em uma semana desde 2000. Pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada mostra que o álcool anidro subiu 24% entre 21 e 25 de março.

Etanol foi vantajoso até julho de 2010 no Estado

No Rio Grande do Sul, a última vez que o álcool foi vantajoso na comparação com a gasolina foi em julho de 2010 (confira quadro ao lado).

A situação preocupa o presidente do Sulpetro, Adão Oliveira. O possível aumento da gasolina só deve ser sentido dentro de algumas semanas, avalia.

– Quanto maior o preço da gasolina que chega até os postos, menores são as margens de lucro. Já temos alguns estabelecimentos trabalhando no vermelho – assegura Oliveira.

De acordo com o diretor técnico da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), Antonio de Pádua Rodrigues, os problemas se agravam nos períodos de entressafra porque as usinas não têm estoque suficiente para atender à demanda enquanto a produção está parada. Segundo Rodrigues, o setor precisaria de incentivos para se tornar competitivo e oferecer preços mais baixos:

– O número de carros vendidos cresceu, a demanda por álcool acompanhou. Mas desde 2008 a safra de cana-de-açúcar não cresce. Primeiro, tivemos um período de crise, e depois, um clima desfavorável nas regiões produtoras – alega Rodrigues.

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou que é necessário fazer uma reestruturação do setor do álcool brasileiro para evitar importação na entressafra. A produção de 2011/2012 só deve abastecer o mercado nacional a partir de maio.

A situação preocupa o presidente do Sulpetro, Adão Oliveira. O possível aumento da gasolina só deve ser sentido dentro de algumas semanas, avalia.

– Isso é um problema para nós, porque quanto maior o preço da gasolina que chega até os postos, menores são as margens de lucro. Já temos alguns estabelecimentos trabalhando no vermelho – conta Oliveira.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - SOCORRO JUSTIÇA E PROCON! VÃO DETONAR O MOTOR DOS NOSSOS CARROS! ESTAMOS SENDO ROUBADOS!

NÃO HÁ LEI NESTE PAÍS CONTRA OS CRIMES E GOLPES DO ESTADO CONTRA O CONSUMIDOR BRASLEIRO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário