PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA TRIBUTÁRIA

CONSTITUIÇÃO FEDERAL - Art.150, § 5º - A lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

CARGA TRIBUTÁRIA IMPACTA EMPRESAS

ZERO HORA 13 de novembro de 2013 | N° 17613

INFORME ECONÔMICO | MARIA ISABEL HAMMES


Esperança no ar



Ufa, parece que, finalmente, a situação começa a melhorar. Depois de um ano medíocre para a economia brasileira, aqui no Estado há sinais de recuperação. A partir da sondagem realizada pela EY, o desempenho das empresas gaúchas no segundo trimestre de 2013 foi melhor do que o registrado no mesmo período do ano passado – 64% das respostas. Metade das companhias também considerou mais positivo o volume de negócios fechado no primeiro semestre em comparação com os seis primeiros meses do ano passado.

Infelizmente, só os problemas continuam os mesmos. Nenhuma novidade do fator que mais impactou os negócios das empresas daqui. Sim, ela mesma, a velha conhecida: a carga tributária ganhou em disparada, apontada por 78,6% dos que participaram da pesquisa. É o complexo ambiente que dificulta a vida de quem pretende empreender.

Outro dado que deixou um gostinho de quero mais: as contratações – 36% afirmaram que no segundo trimestre contavam com o mesmo número de profissionais comparado ao de igual período do ano passado. Aliás, foi o mesmo percentual de quem informou redução do quadro de profissionais, mas, para 28% das empresas, o número teve acréscimo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário