PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA TRIBUTÁRIA

CONSTITUIÇÃO FEDERAL - Art.150, § 5º - A lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PESO DE TRIBUTOS


HORA DE SIMPLIFICAR. Estudo aponta peso de tributos - ZERO HORA 19/12/2011

A partir de pesquisa que avaliou a percepção da sociedade gaúcha sobre os impostos cobrados no país, a Federação das Indústrias do Estado (Fiergs) pretende focar na simplificação tributária em 2012.

– A pesquisa mostra a confusão de tributos e a posição claramente majoritária da população de que a carga de impostos é excessiva e mal investida – afirma o presidente da Fiergs, Heitor Müller, destacando que 93% dos entrevistados entendem que o governo utiliza mal os recursos arrecadados e 83,7% avaliam que elevar as taxas não implicará em melhorias dos serviços.

Ainda de acordo com Müller, a simplificação tributária deve ser prioridade nas medidas que forem implementadas para proteger o Brasil de efeitos da crise internacional.

Na pesquisa realizada pela entidade, para investir em melhorias nos serviços oferecidos pelo Estado, 65% dos entrevistados disseram que o governo deve realocar recursos, seguido de redução dos gastos (39,4%) e da burocracia (31,7%). O levantamento ainda mostrou o desconhecimento sobre quais impostos vão para o Estado, município ou governo federal.

Sobre os incentivos fiscais concedidos pelo Executivo para a expansão de empresas, 55,3% opinaram que são importantes para gerar empregos. Realizada pelo Instituto Methodus, a pesquisa contemplou 25 municípios, aplicando 1,5 mil questionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário