PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA TRIBUTÁRIA

CONSTITUIÇÃO FEDERAL - Art.150, § 5º - A lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços.

sábado, 11 de janeiro de 2014

VOOS QUATRO VEZES MAIS CARO

ZERO HORA 10 de janeiro de 2014 | N° 17669

CADU CALDAS E ERIK FARINA


EFEITO COPA. Diferença de preço de passagem a partir da Capital na Copa e um mês antes chega a 430%, mas cai ante pesquisa de outubro


A disparada dos preços de passagens aéreas para o período da Copa, que em outubro passado chegava a 577% em alguns trechos, arrefeceu, mas ainda apresenta tíquetes até quatros vezes mais caros.

Em pelo menos dois voos partindo de Porto Alegre, passagens para 12 de junho são 400% mais caras do que um mês antes. Embarcar no Salgado Filho para Brasília pela Gol, por exemplo, representa gasto 404,6% superior. Na mesma companhia, a passagem para São Paulo é 430,4% mais cara.

A Tam tinha a maior variação de preço em outubro, e agora manteve maior similaridade. A Azul, que anunciou teto de R$ 999 nos bilhetes na Copa, e a Avianca cobrarão mais em junho na maior parte dos voos.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas aguarda até quarta-feira posição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre mudança na malha aérea, que poderia reequilibrar oferta e demanda de voos em dias de jogos, limitando reajustes. Mas Renier Rocha da Silva, diretor-técnico da consultoria AirPry, não projeta redução de preço:

– As empresas não vão perder a chance de ganhar mais dinheiro com a alta demanda. E não dá para esperar que o governo compre a briga, pois conta com a arrecadação da venda de passagens.



CONTRAPONTOS

Avianca - Não quis se pronunciar sobre o tema.

Azul - A empresa reafirmou que manterá valores máximos de R$ 999 durante a Copa.

Gol - A política de precificação é dinâmica, e quanto mais próxima a data da viagem e maior a taxa de ocupação de voo, maior será o valor do trecho. A companhia sugere a compra de passagens com o máximo de antecedência, com permanência de pelo menos 10 dias no destino.

Tam - Vai aguardar a resposta oficial da Anac sobre a proposta de redesenho da malha aérea, encaminhada em 20 de dezembro. Em relação aos preços, afirma que cobra tarifas semelhantes às oferecidas para outros períodos de alta demanda, como temporada de fim de ano, Carnaval e férias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário