PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA TRIBUTÁRIA

CONSTITUIÇÃO FEDERAL - Art.150, § 5º - A lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

CURSOS DE IDIOMA E INFORMÁTICA SOBEM MAIS QUE A INFLAÇÃO


ZERO HORA 12 de fevereiro de 2014 | N° 17702

CADU CALDAS

IDIOMAS E INFORMÁTICA

Cursos sobem mais que a inflação

Aprender inglês ou a usar novos programas ficou em média 15% mais caro no último ano, o que pode ser efeito da Copa 2014



Quem decidiu estudar uma nova língua ou aprender a usar um programa de computador vai desembolsar mais neste começo de ano em Porto Alegre. Cursos de informática e de idiomas subiram 15% em média nos últimos 12 meses, mais de duas vezes a inflação, que ficou em 7% no mesmo período.

O aumento também foi bem acima do verificado na educação formal, que subiu 8,07% entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014. Para especialistas, a alta reflete a maior procura por esses cursos. Com o aumento da renda, os trabalhadores passaram a se preocupar mais com qualificação profissional e a buscar melhores oportunidades profissionais.

– Nos últimos tempos, houve aumento enorme na procura. Gente mais velha procurando qualificação. Garçons, recepcionistas e vendedores querendo aprender inglês e espanhol. Os mais jovens, muito interessados em aprender programação e manutenção de computadores – diz Paulo Fernando Presser, gerente de desenvolvimento profissional do Senac-RS.

Rosmari da Silva é um exemplo de quem busca novos horizontes profissionais. A jovem de 26 anos, recém matriculada em um curso de informática, tem o objetivo de conseguir um emprego melhor. Atualmente, é funcionária em uma padaria, mas o sonho é conquistar vaga em um escritório. Para isso, diz não se importar de levantar cedo. Morando em Viamão, vai enfrentar mais de uma hora de ônibus para chegar à escola para depois encarar mais outra hora no transporte público até o trabalho.

– Assim que terminar o curso, quero fazer técnico em contabilidade. A gente fica um pouco sem rumo quando sai do Ensino Médio, mas agora estou focada em melhorar meu currículo – planeja Rosmari.

A alta ainda mais acentuada no cursos de idiomas pode indicar também uma influência da Copa do Mundo em Porto Alegre. A perspectiva de que a cidade receba muitos estrangeiros durante os jogos pode ter impactado na decisão dos moradores em aprender uma nova língua.

– De dois anos para cá, os preços subiram bastante, o que deve indicar procura maior, principalmente de profissionais envolvidos no setor de serviços – avalia Marcio Fernando Mendes da Silva, do escritório da Fundação Getulio Vargas em Porto Alegre e responsável pelo levantamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário