PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA TRIBUTÁRIA

CONSTITUIÇÃO FEDERAL - Art.150, § 5º - A lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços.

sábado, 30 de outubro de 2010

OS PRESIDENCIÁVEIS E OS IMPOSTOS


DEBATE FINAL NA REDE GLOBO. O QUE OS CANDIDATOS RESPONDERAM SOBRE OS ABUSIVOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS PARA MANTER AS MÁQUINAS PÚBLICAS MAIS CARAS DO

No último debate do segundo turno entre os presidenciáveis, propostas aparecem. 30/10/2010 às 00h05m, Maiá Menezes, Paulo Marqueiro, Fábio Brisolla e Fábio Vasconcellos. (introdução da matéria)

RIO - Finalmente, um debate de propostas. Em uma clara tentativa de evitar o clima de guerra que se instalou nos debates no segundo turno, os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) se concentraram em responder aos temas propostos pelos eleitores indecisos, no último debate da eleição, exibido pela TV Globo. Serra provocou sutilmente Dilma, ao falar de corrupção e de inflação. Mas, na maior parte do tempo, listaram propostas para áreas como funcionalismo, agricultura, segurança e saneamento.

ALERTA AO LEITOR: Os IMPOSTOS são encargos que pagamos para financiar os instrumentos de coação, justiça, saúde e educação responsáveis pela preservação da paz social e garantia de direitos sociais. O brasileiro custeia as máquinas públicas mais caras do planeta para o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, encarregados de transformar a lei em ato individual e concreto, elaborar as leis e aplicar estas leis de forma severa e equilibrada.

PERGUNTA FEITA AOS PRESIDENCIÁVEIS DA ELEIÇÃO 2010.

Luis Carlos da Silva, de Curitiba, pergunta para Dilma: nós, da classe média, pagamos escola porque a Educação é ruim. Pagamos plano de Saúde, porque a Saúde é ruim. Isso um dia vai ter fim?

DILMA - Vai ter fim, e no que se refere à Educação, no Ensino Superior, médio e profissionalizante, está melhorando. No caso das universidades, o ProUni vai disponibilizar estudantes a terem acesso a uma universidade particular. Eu queria dizer o seguinte: eu considero a questão da Educação uma questão importante, porque quando se tem educação, se tem tudo. Seu país também melhora, estuda, e se dedica a isso, é um país diferenciado.

SERRA - Nesta semana, o impostômetro deu um trilhão de reais em arrecadação, 50 dias antes do que foi no ano passado. O grande problema é aquilo que não se recebe de volta. Eu acho que se deve aliviar imposto de remédio. Eu fiz isso na época em que fui ministro, porque isso pega no bolso das pessoas mais modestas e da classe média. Precisa ter serviço público de maior qualidade. Quando eu estava no ministério, mandava de próprio punho perguntas a quem foi atendido no SUS para saber como foi no atendimento.

DILMA - Sabe por que aumentou a arrecadação? Porque a gente que crescia 2,5%, às vezes zero, este ano estamos crecendo 7%, 7,5% e 8%. Acredito que temos que reduzir imposto, e a reforma tributária é necessária. Não garantem serviços públicos de qualidade. Para fazer isso, temos que ter compromisso. Isso pode levar a maior capacidade de melhorar a economia.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Pode-se verificar que os dois presidenciáveis não responderam a pergunta. A questão foi direta ao expressar o sentimento da CLASSE MÉDIA, justamente aquela que trabalha, consome, vende e paga altas taxas de impostos. Foi pertinente ao demonstrar a insatisfação de quem não tem direito ao assistencialismo do Executivo, não tem regalias na Justiça e nem recebe como contrapartida serviços públicos eficazes na educação, na saúde e na segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário