PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA TRIBUTÁRIA

CONSTITUIÇÃO FEDERAL - Art.150, § 5º - A lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços.

terça-feira, 29 de abril de 2014

O TARIFAÇO



ZERO HORA 29 de abril de 2014 | N° 17778


PAULO SANT’ANA



A respeito do tarifaço inexplicável de cerca de 30% nas contas de luz, que assassina os orçamentos populares, transcrevo rapidamente por conter verdades profundas e narrar a odisseia por que passa um trabalhador: 

“Caro amigo, Paulo Sant’Ana, gostaria de te parabenizar pelo teu comentário sobre o aumento da energia elétrica feito no dia 26/04 na ‘Carta ao Amigo Júlio’. Sou teu leitor desde que me conheço por gente, ou seja, uns 20 anos. Sou daqueles que começa a leitura na ZH de trás para frente. Tornei-me teu fã e admirador porque tu sempre estás do lado do povo, sempre ao lado dos mais fracos, tu és o nosso Santo das Causas Impossíveis, São Pablo. 

Sou um trabalhador, moro com minha esposa e minha filha de quatro meses, e nossa renda mensal fica em torno de R$ 2 mil. Com esse valor, pagamos o nosso aluguel, nossa água, nossos impostos (IPTU, IPVA, ISS), nossa gasolina e a nossa conta de luz. Já trabalho 5 meses ao ano só para pagar impostos e agora vem mais aumento?  

Nossa conta de luz atualmente é de R$ 120,00, e com esse aumento absurdo de 30% vamos pagar R$ 156 . O governo está tirando da minha casa 18 litros de leite e 4 quilos de guisado por mês. E, Paulo, o pobre faz milagre com 4 quilos de guisado. É macarrão, é polenta, é moranga, é guisado com batata. E esses 18 litros de leite são o consumo mensal de leite da minha filha. E agora vou ter que racionar a minha alimentação ou cortar mais gastos em casa, só porque o governo, por falta de planejamento, incompetência ou má vontade, não investiu no setor energético do país? 

E não sou apenas eu quem está indignado com essa exploração, em minha página no Facebook postei um protesto contra esse aumento e, em apenas 7 dias, obtive 8 mil compartilhamentos e 300 mil visualizações, mostrando que o povo gaúcho não aprovou este assalto! Nós, gaúchos, não podemos aceitar passivamente um aumento como esse, após esses reajustes outros virão em efeito cascata, e o meu guisado também ficará mais caro. São Pablo, Santo das causas impossíveis, rogai por nós, trabalhadores, agora, nessa hora e sempre. Defenda-nos destes aproveitadores do povo. 

E uma pergunta que fica: será que estes já são os sinais dos altos gastos da Copa bilionária? Do jeito que está indo as coisas, vamos ter que voltar a tomar banho em sanga e usar lampião.

 (ass.) Márcio Lacerda, 35 anos, vigilante, Portão - RS”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário